Especiais- Biologia Marinha

Especial - Biologia Marinha


Projeto Tamar



O Projeto Tamar-ICMBio foi criado em 1980, pelo antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal-IBDF, que mais tarde se transformou no Ibama-Instituto Brasileiro de Meio Ambiente. Hoje, é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha e serve de modelo para outros países, sobretudo porque envolve as comunidades costeiras diretamente no seu trabalho sócio-ambiental.
Pesquisa, conservação e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção, é a principal missão do Tamar, que protege cerca de 1.100km de praias, através de 23 bases mantidas em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso desses animais, no litoral e ilhas oceânicas, em nove Estados brasileiros.
O nome Tamar foi criado a partir da combinação das sílabas iniciais das palavras tartaruga marinha, abreviação que se tornou necessária, na prática, por conta do espaço restrito para as inscrições nas pequenas placas de metal utilizadas na identificação das tartarugas marcadas para diversos estudos.
Desde então, a expressão Tamar passou a designar o Programa Brasileiro de Conservação das Tartarugas Marinhas, executado pelo Centro Brasileiro de Proteção e Pesquisa das Tartarugas Marinhas-Centro Tamar, vinculado à Diretoria de Biodiversidade do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade-ICMBio, órgão do Ministério do Meio Ambiente.
· Espécies encontradas no Brasil



Verde ou Aruanã Cabeçuda ou Mestiça
Caretta caretta Chelonia mydas







de couro ou gigante de pente ou legítima
Eretmochelys imbricata Dermochelys coriacea










Oliva
Lepidochelys olivacea





Bases:

O Projeto Tamar/ICMBio está presente em nove Estados brasileiros (Bahia, Sergipe, Pernambuco (Fernando de Noronha), Rio Grande do Norte (Praia da Pipa), Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina, protegendo cerca de 1.100 quilômetros de praias, através de 22 bases de pesquisa mantidas em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso desses animais, no litoral e nas ilhas oceânicas.
As bases do Tamar recebem anualmente cerca de 150 estudantes e recém-formados das áreas de ciências biológicas, oceanografia, medicina veterinária e afins que participem da rotina destas bases. Há também, junto às sedes do Projeto nas várias regionais, estudantes das áreas de administração e economia atuando nos escritórios da Fundação Pró-Tamar.
Os estagiários e treinees recebem treinamento específico de acordo com as atividades da base onde irão atuar, o que pode incluir: trabalho de campo junto aos pescadores; monitoramento das praias nas áreas de desova; monitoramento de atividade pesqueira; atendimento de público dos Centros de Visitantes, palestras, oficinas e outras atividades de educação ambiental junto as comunidades, e reabilitação de tartarugas marinhas.
O período de estágio varia de um a seis meses, dependendo da regional e das atividades a serem desenvolvidas. A carga horária é adequada às necessidades do trabalho com as tartarugas marinhas e seu comportamento. Isto requer dos estagiários e treinees flexibilidade para atuar em qualquer horário do dia ou da noite. A rotina inclui realizar tarefas muito cedo ou tarde da noite, incluindo finais de semana e feriados, até mesmo em festas tradicionais como Natal e Ano Novo.


Almofala-CE
Oferece vagas para estudantes e recém-formados nos cursos de biologia, oceanografia, medicina-veterinária, engenharia de pesca, gestão ambiental e engenharia ambiental.


Principais atividades
Monitoramento embarcado da atividade pesqueira; mergulho livre nas áreas onde acontecem as pescarias; marcação, biometria, identificação da espécie das tartarugas capturadas na pesca; monitoramento de praia para registro de encalhes de tartarugas vivas ou mortas; entrevistas com pescadores nas praias e locais de desembarque de pescado; educação e sensibilização ambiental junto a estudantes, turistas e comunidade; manejo das tartarugas em cativeiro (preparo do alimento, limpeza de recintos, etc); registro de dados e elaboração de relatórios; apoio ao trabalho administrativo da base.


Pré-requisitos
- Cursar o ensino superior - no mínimo o quarto período de graduação;
- Noções básicas de mergulho livre;
- Disposição para acordar cedo, trabalhar e morar em locais remotos, fazer longas caminhadas e/ou andar de bicicleta e de moto;
- Possuir carteira de habilitação tipos A e/ou B;
- Facilidade para trabalhar em equipe;
- Capacidade de interação com moradores locais e de respeito às características culturais da região.
- Disposição para trabalhar fora dos horários convencionais;
- Conhecimento, no mínimo intermediário, dos idiomas inglês e/ou espanhol;
- Noções básicas de informática.


Duração do estágio
O candidato pode optar entre os dois períodos disponíveis: seis meses (de fevereiro a julho), quando há maior interação da pesca com as tartarugas marinhas; ou cinco meses (de agosto a dezembro). Nas duas alternativas, é dedicação em tempo integral.


O que oferece
Alojamento gratuito e auxílio alimentação. As despesas com deslocamento, ida e volta, entre a cidade de origem e a base em Almofala, ficam por conta do candidato.


Como se inscrever
Preencher questionário para efetivação da solicitação (faça o download clicando aqui); juntar cópias dos seguintes documentos: questionário de solicitação de estágio,curriculum vitae, carteira de identidade, carteira de habilitação e cartas de recomendação; enviar tudo pelos Correios, endereçado a:


Projeto Tamar-ICMBio
Programa de Estágio
Acesso Projeto Tamar, 151,
CEP 62.592-990, Almofala/Itarema-CE


Mais informações:
E-mail: tamarce@tamar.org.br
Fone: (88)3667-2020

Vídeo: 


FONTE

http://paixaobiologica.blogspot.com.br/

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Especial - Biologia Marinha II


O que faz um Biólogo Marinho?

- Pode trabalhar em investigação de certo assunto relacionado com as ciências marinhas. Desde a poluição marinha, passando pelo funcionamento dos ecossistemas marinhos, a produção de um certo composto por algum ser marinho, a genética das espécies marinhas, o comportamento animal, etc. São projetos normalmente financiados pelo estado ou por privados. E aqui pode sempre progredir na carreira acadêmica - mestrado - doutoramento - pós-graduações.

- Pode ser consultor (aconselhamento) de uma empresa de aqüicultura (se o seu curso o tiver preparado para esta área). É uma área em grande expansão.


- Pode ser consultor das políticas de gestão da pesca (avaliando o estado das populações dos peixes e outros recursos e procurando estabelecer uma exploração sustentável)


- Pode trabalhar na área de proteção e educação ambiental - sensibilizando, protegendo, educando, lutando por políticas mais ecológicas, fazendo parte da equipa de manutenção de reservas marinhas, etc.


- Pode integrar uma empresa que de alguma forma esteja relacionada com o mundo marinho - zoológico marinhos, empresas de observação de baleias e golfinhos ou de outros animais marinhos, empresas de mergulho, etc.

FONTE

http://paixaobiologica.blogspot.com.br/
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Especial- biologia marinha III

Em 2012, o Brasil tinha em atividade 315 cursos de graduação em Ciências Biológicas (http://portal.inep.gov.br/superior-censosuperior-sinopse), organizados conforme estabelecido nas Diretrizes Curriculares para os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas (Resolução CNE/CES 7, de 11.03.02), com o objetivo de formar profissionais com capacitação técnico-científica para estudar os organismos vivos e fósseis em seu ambiente natural, em laboratório ou em cativeiro. Sete destes cursos têm enfoque especial em temas relacionados às Ciências do Mar, razão pela qual foram identificados como integrantes deste domínio do conhecimento.

Os cursos de graduação em Ciências Biológicas com enfoque em Ciências do Mar surgiram a partir do final dos anos de 1970, em razão do interesse crescente pelos organismos vivos presentes no ambiente marinho. Além dos conhecimentos próprios da modalidade, tais cursos incorporaram, na formação dos estudantes, conhecimentos sobre a estrutura e o funcionamento dos ecossistemas marinhos e costeiros, com a finalidade de preparar profissionais para atuar na conservação e no manejo da biodiversidade, em biotecnologia e na gestão ambiental, temas relacionados às Ciências do Mar.

O curso de Ciências Biológicas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (Rio de Janeiro/RJ), que teve início em 1932 (neste caso, assim como nos demais, a referência é ao ano de ingresso da primeira turma), foi o precursor da incorporação desta especialidade. Somente em 1982, por iniciativa dasFaculdades Integradas Maria Thereza – FAMATH (Niterói/RJ), é que foi criado um novo curso de Ciências Biológicas com enfoque em Ciências do Mar, que recebeu a designação de Biologia Marinha. Em 1987, a Universidade Santa Cecília – UNISANTA (Santos/SP) criou o terceiro curso de Ciências Biológicas com ênfase em Biologia Marinha.

A entrada em vigor da Lei N° 9.394 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB), de 20.12.1996, que garantiu às instituições reconhecidas como universidades e centros universitários autonomia para criar cursos de graduação, desencadeou um segundo ciclo de criação de cursos com este viés particular. Até então, todas as instituições tinham que solicitar autorização prévia ao Ministério da Educação – MEC para abrir um novo curso. Assim, em 2000, foi criado o curso de Ciências Biológicas, Bacharelado em Biologia Marinha, na Universidade Federal Fluminense – UFF (Niterói/RJ) e, em 2002, os cursos de Ciências Biológicas, Habilitação em Biologia Marinha e Gerenciamento Costeiro, na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (Santos/SP), e de Ciências Biológicas, Habilitação em Biologia Marinha, na Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE (Joinville/SC).

Mais recentemente, o Programa Expandir, implementado a partir de 2005 pelo Governo Federal, com o objetivo de ampliar o acesso da população ao ensino superior, especialmente do interior do país, possibilitou a criação, em 2006, de um curso de Ciências Biológicas, com ênfases em Biologia Marinha e Costeira e em Gestão Ambiental Marinha e Costeira na Região Sul, numa iniciativa conjunta das Universidades Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e do Estado do Rio Grande do Sul – UERGS (Imbé/Cidreira/RS).

Os cursos de Ciências Biológicas com enfoque em Ciências do Mar estão concentrados em somente quatro estados brasileiros, todos costeiros (RJ, SP, SC e RS) e pertencentes às regiões Sudeste e Sul. No conjunto, até 2012, os cursos com estas características já graduaram 2.254 profissionais, sendo 47,8% destes oriundos do curso da Universidade Santa Cecília – UNISANTA.

FONTE
http://cdmb.furg.br/text.php?id=4&nivel=graduacao
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